quinta-feira, 2 de maio de 2013

madeira tratada


MADEIRA OSMOPRESSURIZADA

A madeira Osmopressurizada é tratada industrialmente, em autoclave, pelo sistema de vácuo e pressão. É uma opção inteligente para engenharia, arquitetura, paisagismo e decoração. No tratamento industrial, as Usinas de Preservação de Madeiras (UPMs) parceiras da Montana contam com uma vantagem comparativa no mercado: preservativos químicos tecnologicamente avançados, seguros e de alto desempenho, da categoria de Osmose K33 C e MOQ OX 50 . Estes produtos garantem resistência e durabilidade à madeira – seja ela oriunda de floresta tropical certificada ou de reflorestamento – nas mais diversas situações e graus de agressividade a que estará exposta.
Vigas, estruturas, esquadrias, postes, dormentes, mourões, móveis de jardim e uma grande variedade de produtos da madeira têm sua vida útil estendida por décadas. Madeira tratada, além de durável é versátil, confiável e ecológica.

MOQ OX 50

MOQ OX 50, Borato de Cobre Cromatado, é um preservativo óxido hidrossolúvel, de ação fungicida e inseticida que protege a madeira do ataque de insetos xilófagos (deterioradores de madeira) como brocas e cupins e de fungos que causam apodrecimento, manchas e bolores.
É indicado para tratamento industrial de madeiras pelo processo de vácuo-pressão em autoclave para condições de maior agressividade biológica (em contato com o solo) ou no tratamento industrial pelo processo sem pressão para madeiras fora do contato com o solo ou em condições de baixa agressividade.
MOQ OX 50 é fabricado de acordo com as normas NBR-8456 e NBR-9480. A madeira tratada com o produto é regulamentada e aceita em todos os países da União Européia. É indicado para construção industrial, rural, embalagens, carretéis para cabos, fios e outras aplicações.

Vantagens
Ação inseticida e fungicida
Não deixa resíduos superficiais na madeira
Não exala vapores ou odores
É um produto formulado na base óxido, razão pela qual mantém inalterada a condutividade elétrica da madeira, fator de grande importância em postes para redes de energia elétrica e dormentes para ferrovia
Não altera a combustibilidade da madeira e não aumenta a corrosividade dos metais em contato com ela
Acabamentos de superfície aplicados em madeira preservada com MOQ OX 50 têm durabilidade comprovadamente maior.

OSMOSE K33 C
Osmose K33 C, Arseniato de Cobre Cromatado, é um preservativo de base óxido, solúvel em água, fabricado nas versões 60% e 72% de ingredientes ativos e indicado para tratamento industrial de madeiras pelo processo de vácuo-pressão em autoclave.
Possui alto poder de fixação e protege a madeira dos ataques de organismos xilófagos (deterioradores da madeira) como insetos, fungos apodrecedores e perfuradores marinhos. A madeira tratada com Osmose K33 C é utilizada na construção civil, rural, marítimo-fluvial, transportes, eletrificação e telefonia, indústria, entre outros.
Osmose K33 C atende as normas NBR-8456 e NBR-9480 e, possui padrão e qualidade “standard” P5 da American Wood Protection Association (AWPA).



Vantagens
Ação inseticida e fungicida
Indicado para situações de maior agressividade biológica
Não exala vapores ou odores
Garante segurança e longevidade para as madeiras de reflorestamento
Não deixa resíduos superficiais na madeira tratada.
É um produto formulado na base óxido, razão pela qual mantém inalterada a condutividade elétrica da madeira, fator de grande importância em postes para redes de energia elétrica e dormentes para ferrovia
Não altera a combustibilidade da madeira e não aumenta a corrosividade aos metais em contato com ela
Acabamentos de superfície aplicados em madeira preservada com Osmose K33 C têm durabilidade comprovadamente maior


Ciclo de carbono dos produtos de madeira
O vídeo, adaptado da entidade canadense Cecobois, demonstra didáticamente todo o ciclo do carbono e explica as diferenças entre o deflorestamento e o reflorestamento, quanto de energia é gasto no processo de construção quando se utilizam cimenteiras, fundições e a madeira. Confira como a madeira é ambientalmente amigável e, além de conferir beleza e requinte, é também o material com menor consumo de energia.


Madeira tratada atende amplamente às exigências de setores como:


Construção Civil




A madeira tratada é recurso natural renovável e de ciclo curto. É a melhor escolha tanto do ponto de vista técnico, quanto do ambiental, como componente para uso em sistemas construtivos. Permite qualquer tipo de acabamento, desde os tradicionais até os mais avançados e protetores. Nesta categoria, o mais indicado é Osmocolor Stain .

Rural




Madeira de eucalipto tratada é a melhor opção para mourões, esticadores e outras peças feitas para emprego no campo. Além do excelente desempenho físico-mecânico e durabilidade, a alternativa ajuda diminuir a pressão sobre madeiras tropicais.

Ferroviário



Dormentes de madeira tratada para atendimento ao setor ferroviário permitem melhor aproveitamento das toras no caso das madeiras tropicais, com utilização da parte branca, o alburno. Também possiblilita a utilização de madeira de reflorestamento como o Eucalipto, um recurso natural renovável e de ciclo curto.


Elétrico



Postes de Eucalipto preservado proporcionam melhor nivel básico de isolamento (NBI), facilidade no manuseio e transporte, maiores espaçamentos entre cada poste e, consequentemente, mais economia. O que não é pouco, já que a instalação de postes representa entre 20% e 25% dos custos de implantação das redes de distribuição de energia elétrica.
Cruzetas de Eucalipto preservado apresentam vantagens como fácil manuseio, transporte e manutenção. A cruzeta roliça de Eucalipto preservado é uma inovação introduzida mais recentemente no mercado brasileiro.
Para visualizar o processo de tratamento de madeiras em uma Usina de Presenvação de Madeiras (UPM), visite a página do produto Osmose K-33 e observe o Simulador de Tratamento.




0 comentários:

Postar um comentário